9 Apr 2020, 10:46 am

CD Review: Armored Dawn – Viking Zombie


por Adriano Purcino

Formada na cidade de São Paulo no ano de 2014, o Armored Dawn surgiu com uma proposta de tocar Heavy/Power Metal com temática Viking. Desta empreitada surgiu seu primeiro álbum chamado Power of Warrior, lançado em 2016, gravado na Dinamarca por Tommy Hansen, e mixado por Peter Tägtgren (Amon Amarth, Children of Bodom Hypocrisy, Dimmu Borgir, Immortal).

Em 2018 lançaram seu segundo álbum intitulado Barbarians in Black, produzido por Kato Khandwala (Pretty Reckless, Papa Roach) e Bruno Agra (We are Harlot), neste disco a banda elevou consideravelmente seu som, o qual foi muito bem recebido tanto no Brasil quando no exterior.

Neste novo lançamento a banda decidiu produzir por aqui mesmo o álbum, gravado no Dharma Studios, em São Paulo, foi produzido, mixado e masterizado por dois integrantes da banda, Heros Trench e Rodrigo Oliveira, a qual resultou em uma sonoridade limpa, encorpada e cristalina, valorizando todas as nuances das músicas.

Liricamente falando, este álbum traz uma história que começa entre os anos de 850 dc até 900 dc e se espelha na saga dos homens do norte que estão em busca de novos territórios.

A história é focada também em Bálder e Sigrid, um casal de guerreiros que ninguém sabe a origem, mas que foram forjados à vida para batalhas incansáveis e vitoriosas.

Bálder é um guerreiro corajoso e apaixonado por sua companheira, a bela e determinada Sigrid, sua companheira de todos os tempos, uma guerreira implacável. O pacto de amor entre os dois era tão forte que ia desde a fidelidade na vida, nas batalhas até à morte.

No decorrer das músicas temos então as aventuras de Bálder, Sigrid e seus amigos guerreiros em forma musical, altamente eficiente, melódica e pesada. Algo que se percebe já na primeira audição é o direcionamento um pouco mais “acessível” e moderno, o qual jogou a favor da banda, tornando a audição bastante empolgante.

Iniciando o petardo temos Ragnarok, música mid tempo, melódica e com um refrão fácil de grudar na cabeça, obrigatória nos shows.

Animal Uncaged, uma das melhores do álbum, dá continuidade ao álbum, aqui as linhas de teclado e alguns efeitos nos vocais deixam claro o posicionamento mais moderno citado anteriormente, peso e melodia de forma extremamente eficiente, esta faixa ganhou um belo video clip com imagens da apresentação da banda no festival Rockfest.

Eduardo Parras criou algumas de suas melhores linhas vocais neste álbum, em Zombie Viking com seu refrão fácil fica tranquilamente grudado na cabeça, o que acontece na maioria das faixas do álbum.

Um faixa que possui riffs com peso absurdo é Fire and Flames, juntamente com uma cozinha esmagadora se torna mais um dos grandes destaques do álbum.

Na sequencia temos Eyes of the Wolves, uma faixa intensa com riffs poderosos que mantém o álbum bem energético.

Linhas de teclado e riffs de altíssimo nível ditam as regras de mais um destaque do álbum, a faixa Face to Face, Eduardo mandando ótimas linhas vocais de fácil assimilação e também contando com um solo de guitarra muito bacana, uma das minhas preferidas do disco.

Drowning é a primeira Power Ballad do disco, uma faixa bem construída e de muito bom gosto.

A energia volta com força total em Heads Are Rolling, com uma pegada um pouco mais melódica, porém, não abrindo mão do peso, grande composição.

Blood On Blood inicia de forma lenta mas logo ganha corpo e peso, levadas de bumbo duplo, teclados bem colocados, ótimos riffs e refrão marcante.

Embrace the Silence com seu andamento mais lento, pesado, melódico e emocional é uma faixa bem marcante que chama a atenção já na primeira audição.

Fechando o disco temos Rain of Fire, levada em tempo médio com uma ótima carga de peso, riffs e teclados ditando as regras, juntamente com mais um refrão marcante finaliza o álbum de forma vitoriosa.

Com experiencia adquirida em estúdio e na estrada, tocando junto com grandes nomes como: Megadeth, Symphony X, Rhapsody, Tarja, Saxon, Sabaton, só tem agregado a banda, o amadurecimento como músicos se reflete a cada novo lançamento, Armored Dawn tem tudo pra voar cada vez mais alto.

Videos:

Ragnarok (Official Video)

Animal Uncaged (Official Video)

News · Reviews

Postado em janeiro 23rd, 2020 @ 09:09 | 188 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»