21 Aug 2017, 1:50 pm

CD Review: No Trauma – Viva Forte Até seu Leito de Morte


No Trauma – Viva Forte Até seu Leito de Morte (Roadie Metal – Nacional) – Nota: 8,5

Texto por Clovis Roman

O No Trauma é um grupo carioca formado por Marvin Freitas (bateria); Hosmany Bandeira (vocais); Tuninho Silva (guitarra) e João de Paula (baixo) nos idos de 2012. Portanto, é uma banda nova, que chega ao seu debut cujo título é gigantesco: Viva Forte até seu Leito de Morte. De tamanho colossal também é a qualidade sonora dos caras.

Afinal de contas, eles fazem um Metal moderno bastante dinâmico, que não fica preso aos clichês dos gêneros que cabem nesse rótulo. Há riffs que flertam com o Death Metal e parte percussiva que homenageia o Thrash. Se no disco o fluxo musical é contínuo (você mal percebe quando acabou uma faixa e começou outra), ao vivo esta força certamente é amplificada.

O álbum não pode ser ouvido apenas uma vez. As letras de auto ajuda, em português, concentram todas as atenções num primeiro contato. Posteriormente você se atenta mais ao instrumental vigoroso do grupo. Um ponto positivo é que o volume dos vocais não se sobressai na mixagem – a audição, portanto, é mas prazerosa.

Em tempos de “impeachment” (há outras  definições para a manobra de Temer e companhia, mas sejamos o mais neutros possível), “Massa de Manobra” soa muito atual, questionando o poder e a nefasta influência da mídia (principalmente da TV). E o título de outra canção do play define o momento atual do país: “Demoniocracia” (uma paulada de primeira).

O riff “djent” pesado/quebradão que toda banda moderna usa (parece obrigatório até) aparece aos exatos 2:57 de “Forca”. Inclusive, o trecho poderia ser excluído facilmente: não alteraria o fluxo da composição, que é ótima por sinal. Não chega a ser um defeito, apenas uma curiosidade mesmo. O encerramento vem com “Sawabona Shikoba”, cujo título remete a um rito indígena que visa enaltecer as qualidades dos que se comportam inadequadamente, no lugar de infringir punições. Qualidades também merecem ser exaltadas neste play de 12 músicas e cerca de 42 minutos de duração. Estréia fonográfica em grande estilo.

O show especial de lançamento do disco vai rolar no No Trauma Fest, em 18 de setembro, no Lira de Ouro. O endereço é Rua José Veríssimo, 72 – Duque de Caxias/RJ. Nessa noite, os caras vão tocar seu disco na íntegra. Para mais detalhes, basta conferir o evento no Facebook.

MÚSICAS
Fuga (3:02)
Quimera (3:37)
MMA (3:59)
Massa de Manobra (3:25)
O Chamado (3:58)
Forca (4:19)
Sedativo (0:43)
Demoniocracia (4:19)
Igualdade (4:07)
Algemas do Medo (3:25)
Viva Forte (3:22)
Sawabona Shikoba (4:05)

News · Reviews

Postado em setembro 9th, 2016 @ 11:11 | 357 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»