22 Jan 2018, 10:21 am

CD Review: Tumulto – Conflitos Sociais


CD Review: Tumulto – Conflitos Sociais

por Clovis Roman

O Tumulto é uma entidade do underground nacional. O grupo está na estrada há muito tempo, fazendo seu som de maneira honesta. Este EP conta com nove músicas, sendo que seis já foram lançadas há quase 25 anos. Em 1992, o Tumulto as soltou em um split com a banda Morthal. A capa desta nova versão (de 2016) é uma espécie de releitura da arte original, só que agora com tons em vermelho, contra os tons de cinza da versão do split. As seis faixas aqui foram regravadas, e três até então inéditas se fazem presentes; todas essas releituras de outros conjuntos. Esse conteúdo todo soma cerca de 22 minutos.

O som das canções antigas é algo mais punk, simples. Mas ali já havia pitadas do Metal, principalmente nós riffs de guitarra – a abertura com “Realidade” evidencia isto; nela há até um curto solo mais ‘heavy’. Este elemento foi trabalhado com mais afinco nos anos posteriores. A gravação é crua, mantendo o clima dos temas originais porém tornando os acordes, batidas e vozes discerníveis. As letras, escritas há um quarto de década ainda se mostram bastante atuais.

As faixas inéditas são tributos a três importantes nomes do Rock marginal do Brasil: “Meu Filho”, do Câmbio Negro HC, “Desconstrução”, do Ação Direta, e “Medo”, do Cólera. Todas essas releituras dignas das originais. Conflitos Sociais, em sua versão atualizada e expandida é um item histórico, de valor imensurável. Afinal, ele é um retrato dos primeiros passos de uma banda relevante no underground nacional. E além do fator histórico, há outro ponto bastante importante: é bom demais!

REPERTÓRIO

01. Realidade
02. Massacrados
03. Corruptos
04. Conflitos Sociais
05. Humanidade Desumana
06. Sociedade É Uma Prisão
07. Meu Filho
08. Desconstrução
09. Medo

News · Reviews

Postado em dezembro 18th, 2017 @ 13:19 | 83 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»