23 Jan 2025, 9:33 am

HELLFEST 2024 | WELCOME TO INFERNOPOLIS


Com line-up de peso a décima sétima edição do Hellfest se consagra – mais uma vez – como o maior festival de rock europeu.

Texto: Débora Torre

Fotos: Marcos Medeiros

Fonte: hellfest.fr

Nomes como Metallica, Machine Head, Prodigy, Queens of the Stone Age, Saxon, Megadeth, Bruce Dickinson, Extreme e vários outros nomes de peso, o Hellfest 2024 foi um deleite para todo os HELLbangers – trocadilho que é apelido carinhoso dos HEADbangers presentes no festival.

O festival aconteceu no último final de semana de junho, entre os dias 27 e 30, e como sempre, sediado em Clisson, uma pequena comunidade ao oeste da França, na região de Pays de la Loire que possui cerca de 7.000 habitantes, é transformada todos os anos por mais de 100.000 headbangers que vão em busca de momentos inesquecíveis nos quatro dias de festival.

Apesar dos shows dentro da área dos palcos só começarem na quinta, é de praxe os HELLbangers chegarem em Clisson um dia antes na área de camping, ou seja, na quarta-feira! A partir desse dia o público tem acesso ao festival (pulseira) e com isso, consegue se alojar no camping de preferência (são 5 campings: red, yellow, blue, white e pink), cada um deles com sua particularidade; uns mais próximos a entrada, outros mais movimentados, mais silenciosos, familiares ou badalados! A quarta-feira não acaba por aí, após instalados, o público tem uma gama de opções de diversão, bares, shows e atividades nos setores chamados “Metal Corner” e “Hell City”; onde os hellbangers têm acesso desde shows de bandas menores, transmissão da Eurocopa (2024), shows de stand-up até o clássico concurso de air guitar!

Na quinta-feira, os portões da Catedral que dão acesso a área dos palcos, o Hellsgate, abrem às 14h ; tempo para o público se situar na posição dos palcos, pegar uma cerveja ou entrar na fila do The Sanctuary, o espaço – gigantesco, diga-se de passagem – onde é possível adiquirir o disputadíssimo merch oficial do festival. Os shows começam às 16h30 e nessa edição, a banda Komodrag and The Mounodor deram o pontapé inicial na energia que o festival teria pelos próximos dias ! A banda francesa de 2019 com raizes visuais e sonoras nos anos 70 agitaram o palco Valley e abençoaram a edição de 2024. A ensolarada quinta-feira prosseguiu com o show dos russos do Slaughter to Prevail no MainStage ; banda super em alta de deathcore que mesmo antes do anoitecer pediu ao público que fizessem o maior wall of death já visto no festival, seguidos pela também em alta BabyMetal. Ainda na quinta, se apresentaram os alemães do (DOLCH), os mexicanos do Brujeria, Graveyard, All Them Witches e Sodom. Duas incríveis descobertas desse ano (sim, todo ano o Hellfest nos apresenta incríveis novas bandas e artistas) e o destaque da noite de abertura ficou com a Sylvaine, uma multi-instrumentista norueguesa com um som bem folk gótico e atmosférico. Outro destaque foram os veteranos do Shining, banda experimental com fusão de Metal, Jazz e Noise! E tocaram na íntegra o clássico “BlackJazz” o show foi absolutamente incrível e criativo! O primeiro dia de shows se encerra com Enter Shikari banda nostálgica dos anos 2000 que levantou o público no palco do Warzone.

Hellgate: a entrada para o inferno!

Na sexta, sábado e domingo, os shows começam às 10:30 da manhã ; um desafio e tanto para quem ficou de pé até às 5h curtindo todas as atrações do Metal Corner e HELLcamp; mas não há falta de sono que supere a vontade de assistir todas as bandas oferecidas pelo festival! O primeiro show do dia no mainstage foi guiado pela banda de Hard Rock da vocalista Kitty A. Austen, Saint Agnes ; seguidos pelas potentes japonesas da Lovebites e pela Wargasm ; banda liderada pela gigante vocalista Milkie Way! Inclusive, que lindo Hellfest cheio de mulheres ocupando palcos, bastidores, equipes de produção, câmeras e crew! Falaremos disso mais pra frente! Nesse mesmo dia, os destaques do palco Valley foram os grupos Gozu e Gaupa, bandas que tem uma pegada bem stoner, vale a conferida! Os headliners do dia eram Machine Head, The Prodigy, e Body Count ft. Ice T; óbvio que trouxeram a noite a baixo! Mais uma ótima surpresa proporcionada pelo Hellfest foi o grupo Polyphia, quarteto texano de Math Rock que mistura guitarras – muitas guitarras – com musica eletrônica, pop e música clássica! Um prato cheio para quem, assim como eu, ama solos de guitarras bem construídos!

O sábado, dia 29, foi o dia com os maiores nomes do festival. Logo às 13:30, pudemos conferir no mainstage 01 os canadenses do Anvil; banda lendária de heavy metal que conquistou o público com seu som e carisma desde 1978 e fez o sábado começar animado ! Alías, os dois mainstage no sábado foram de cair o queixo ; além do Anvil, os HELLbangers puderam conferir, Black Stone Cherry, Stratovarius, Mammoth WVH, Yngwie Malmsteen, Extreme, Accept, Mass Hysteria, Bruce Dickinson, Saxon e claro, o mais esperado da noite, Metallica ; que fez um show impecável da turnê ‘72 Seasons’, com direito a snake pit e telões personalizados ! Mas não só os mainstage foram os palcos das maiores atrações do dia, no Valley tivemos a sequência bombástica de Brutus, Kvelertak, Chelsea Wolf e debaixo de chuva o Mr. Bungle, banda do lendário Mike Patton. Impossível também não citar o barulho que o Suicidal Tendencies fez fechando o dia de shows no Warzone.

O ultimo dia também não deu trégua quando o assunto é shows imperdíveis ! Antes mesmo do almoço, o público pôde conferir no mainstage 02 a banda de heavy rock Bad Situation, que fez um show digno de arrancar de todos o cansaço dos dias anteriores e no mainstage 01, a banda High on Fire fez show poderoso e pesado, como esperado ! Intercalados, os mainstages tiveram apresentações de Neck Deep, Nova Twins, Simple Plain, Blues Pills, Frank Carter & The Rattlesnakes, Royal Blood, Corey Taylor, Queens of the Stone Age, The Offspring e, finalizando a noite, Foo Fighters ! Uffa ! Pra quem gosta dessas bandas foi até dificil sair da frente dos 2 palcos principais do festival, né ? Mas como todo Hellfest tudo é emoção, o tempo no domingo teve que ser dividido principalmente com as atrações do palco Valley, que  contou com Sierra, uma musicista e DJ francesa que substituiu com competência a City Morgue show esse cancelado de última hora ; na sequência veio o tão aguardado show do Crosses, que infelizmente teve seu show reduzido por problemas técnicos e mesmo assim levantou e emocionou o público no início da noite ainda ensolarada.  E pra finalizar, um show de lavar a alma com a fantástica banda californiana, a Rival Sons, nome que já foi considerado como parte da onda do ´renascimento do rock´ e, de fato, o show deles te transporta para outra época, sentimento e energia, um puta show !

INFERNOPOLIS | A CIDADE DAS MULHERES !

Lembra que no início do texto falei que comentaria mais sobre a presença feminina nessa edição ? Foi notório e visível a quantidade de mulheres trabalhando na edição de 2024, e foi lindo de ver! Há uns 5 anos existe um movimento de alerta e protesto nos festivais europeus sobre a importância e a cobrança do público e também das bandas para a inclução de crew feminino e, o Hellfest como sempre, atento às reclamações, pedidos e sugestões, entendeu e atendeu perfeitamente o recado! Praticamente todas as operadoras de câmeras eram mulheres, juntamente com uma grande presença feminina em todos os outros setores do fest, incluindo as bandas! Foram inúmeras bandas femininas ou com vocais femininos nessa edição. Uma aula para outros festivais que ainda não entenderam a importância de tal inclusão!

LA GARDIENNE DES TÉNÈBRES (O Guardião das Trevas)

Como sempre digo por aqui em todos nossos releases do fest, o Hellfest nunca deixa de nos presentear com uma novidade a cada ano! A suspresa de 2024 foi uma enorme máquina, feita especilmente para o Hell em parceria com a  la Compagnie La Machine uma enorme quimera móvel e de feição extremamente realista que, ao pôr do sol, se movimentava e soltava fogos e fumaça pela boca, um show a parte que será atração permanente do festival!

HELLFEST RESTAURANT PUB

Outra boa surpresa dessa edição foi saber que, a partir de 2025, a comunidade de Clisson contará com um restaurante/pub que funcionará todo o ano, movimentando a economia local e claro, também seré mais um local onde os hellbangers poderão desfrutar durante os dias do fest daqui pra frente!

ACCESSIBILITÉ PMR/PSH

Sempre digo por aqui que o Hellfest dá um show no quesito acessibilidade! Sempre vemos PDC circulando pelo fest sem dificuldades ou passando perrengues desnecessários por falta de atenção da produção ! Nesse ano, pudemos observar que os espaços reservados para os PCD verem os shows com mais comodidade ficaram ainda mais espaçosos e confortáveis ; assim como camping exclusivo para esse público ; mais espaçoso, próximo da entrada do festival e com uma equipe destinada aos cuidados especiais que tal público precisa e merece !

https://www.instagram.com/p/C8y1z7mIiGG/

HELLCARE

Outra ótima melhoria da produção em 2024 foi o Hellcare, um espaço destinado a prevenção e denúncias sobre assédio e também escuta ativa áqueles que, por algum motivo, se sentissem em sofrimento psiquico. Mais uma iniciativa incrível que outros festivais deveriam tomar como exemplo !

https://www.instagram.com/p/C8z2gtMIYp4/

HELLFEST 2025

Em 2025 o line-up e a temática do ano ainda são suspense mas, como sempre, os ingressos para o próxima edição já estão SOLD OUT ! A venda do passe para os 4 dias do fest para a edição que acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho aconteceram dia 9 e foram esgotados em poucas horas ! Nos próximos dias, a produção deverá anunciar as vendas dos dias solos, que também costumam dar SOLD OUT em horas ! Se você tem interesse em estar presente na edição de 2025, fique ligado nessa chance !

Confira na galeria abaixo outras fotos!

See you in Hell!!

Uncategorized

Postado em julho 14th, 2024 @ 12:17 | 447 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»