fbpx
10 Dec 2022, 2:45 am

Nota de Falecimento: Adeus ao vocalista Dan McCafferty.


Morreu hoje aos 76 anos, o vocalista original da banda escocesa Nazareth, Willian “Dan” McCafferty

A confirmação da morte de Dan foi feita hoje nas redes sociais da própria banda às 12:40hs (horário local) pelo amigo, baixista e, também fundador Pete Agnew, que são amigos desde a infância quando estudaram juntos no mesmo colégio aos 5 anos de idade.

O texto dizia o seguinte: “É o anúncio mais triste que já tive que fazer. Maryann e sua família perderam um incrível amável marido e pai. Eu perdi meu melhor amigo e o mundo perdeu um dos melhores cantores que que já tivemos. Estou muito triste para dizer algo a mais no momento”.

A carreira de Dan McCafferty deu início no ano de 1965 com a banda “The Shadettes” nos circuitos de pequenos clubes escoceses, ao qual completavam o line-up seu baixista e inseparável amigo Pete Agnew, Darrel Sweet na bateria e com a entrada do guitarrista Manny Charlton, isso já nos idos de 1968, fez a banda passar a se chamar “Nazareth”.

Em 2013 ele se afastou dos palcos por problemas de saúde (apesar da causa mortis não ter sido divulgada, ele tinha uma obstrução pulmonar crônica desde então) e se aposentou. Em 2014 a banda anunciou seu novo vocalista: Linton Osbourne. Um ano após, o novo vocalista foi Carl Sentence, mas nada supriu aquela voz de potencial e afinação rouca, típica de músicos de blues com sua voz regada do legítimo whisky escocês. Foi uma grande influência com declarações explícitas de vocalistas de renomes como Brian Johnson (ACDC), Axl Roses (Guns&Roses), Rob Halford (Judas Priest) entre outros.

Teve em sua carreira solo, dois álbuns que merecem ser garimpados como: “Dan McCafferty” de 1975 e “Into the Ring” de 1986, além de álbuns memoráveis com a banda Nazareth como o magnífico de capa assombrosa “Hair of The Dog”, que contém a balada multiplatinada “Love Hurts”. Quem não namorou com essa balada, que atire a primeira pedra!


(fotos: Andre Smirnoff)

News

Postado em novembro 8th, 2022 @ 19:32 | 175 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»