6 Mar 2021, 9:06 pm

O Heavy Metal pode ajudar a reduzir a pressão arterial


Ouvir Heavy Metal pode ajudar a diminuir a pressão arterial e os níveis gerais de estresse? Isso é o que um estudo recente de um cirurgião plástico em Istambul concluiu.

Os resultados da investigação da  Vera Clinic , uma clínica turca de transplante de cabelo e rinoplastia, foram publicados na semana passada (11 de fevereiro) pela MetalSucks, após o que o New York Post  e Guitar World também citarem o estudo. Ele mostrou que o Heavy Metal era um dos melhores gêneros musicais para reduzir a pressão arterial e a freqüência cardíaca, perdendo apenas para o pop dos anos 80 em termos de eficácia.

O estudo recrutou 1.540 adultos, com idades entre 18 e 65 anos, para uma série de testes de estresse mental. Durante os testes, os participantes ouviram várias playlists do Spotify de diferentes gêneros musicais populares. Os pesquisadores então mediram suas reações fisiológicas em resposta à música.
Uma mistura de clássicos do Metal provocou uma diminuição na pressão arterial entre 89 por cento dos estudados. O Heavy Metal também provocou uma redução na frequência cardíaca em 18% dos ouvintes. A lista de reprodução pop dos anos 80 – a trilha sonora dos britânicos (Pet Shop Boys) It’s a Sin – se saiu melhor, no entanto, levando a uma queda da pressão arterial em 96 por cento dos entrevistados e uma redução da frequência cardíaca de 36 por cento.

Por outro lado, as melodias de Metal causaram um aumento na pressão arterial em 11 por cento dos participantes; o pop anos 80 estouram um pico de BP em 4 por cento. Ainda assim, o número de entrevistados mostrando uma queda na pressão arterial e na frequência cardíaca parece provar que o Metal pode ter um efeito calmante.

“Os resultados podem parecer surpreendentes na primeira inspeção, mas do ponto de vista médico eles fazem muito sentido”, revelou o Dr. Omer Avlanmis, o líder do estudo. “Em termos de Heavy Metal, observo que a música raivosa pode ajudar os ouvintes a processar seus sentimentos e, como resultado, levar a um maior bem-estar.”

Quanto aos gêneros musicais, parece que o Techno pode irritar mais os ouvintes. Uma lista de reprodução de clássicos do Techno deu a 78 por cento dos entrevistados um aumento na pressão arterial, apenas 22 por cento mostrando uma diminuição. Setenta e sete por cento dos participantes também mostraram um aumento na PA ao ouvir os hinos do rock dos anos 70, com apenas 23 por cento registrando uma redução.

Não é a primeira vez que um estudo postula os benefícios do Heavy Metal à saúde. Em 2019, um Ph.D. o psicólogo, professor Nick Perham, teorizou que os Metalheads geralmente tem uma capacidade melhor de controlar suas emoções devido à natureza agressiva da música extrema que consomem.

Agora, os ouvintes de Metal podem adicionar uma vantagem potencial na saúde da pressão arterial e da frequência cardíaca aos atributos positivos de sua música favorita. Fale sobre uma forma divertida de aumentar o seu bem-estar!

Tudo isso mostra que o Heavy Metal pode realmente ser bom para a saúde.

Tradução: Adriano Purcino
Fonte: Loudwire

News · Reviews

Postado em fevereiro 17th, 2021 @ 10:10 | 113 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»