Com recorde de público, a 18º edição consagra – mais uma vez – o Hellfest como o maior festival europeu!
Com o número de 280.000 “Hellbangers”, a edição de 2025 do festival francês que ocorreu de 19 a 22 de junho, deixou mais uma vez sua marca como o maior festival de música da temporada da Europa!
Por Débora Torre e Marcos Medeiros
Que o festival acontece todo ano em Clisson, no solstício francês não é novidade, mas novidades é o que não faltam ano após ano no festival que, neste ano, obteve recorde de público 280.000 mil participantes divididos em 4 dias de festival, os presentes puderam conferir bandas pioneiras como Judas Priest, The Cult, Korn, Muse, Scorpions e Linkin Park; além desses headliners, os “hellbangers” assistiram a mais de 250 bandas somadas em todos os palcos do festival, que somados são 8: os Mainstage 1, Mainstage 2, Valley, Altar, Tample, Warzone e fora da zona de shows mas ainda dentro da área do festival, os Hellstage e o Pulple House. Outras bandas de sucesso também fizeram parte do line-up, Airbourne, Till Lidemann, The Hu, The Warning, Refused e Skindred.
O festival é conhecido principalmente pela diversidade de estilos (Metal, Hard Rock, Punk, Hardcore…), então teremos bandas para agradar todos os tipos de headbangers, dos mais clássicos aos mais extremos! Outros nomes de destaque do festival foram The Hellacopters, Epica, Dream Theater, Ultra Vomit, Sex Pistols feat. Frank Carter, Myles Kennedy, Poppy, Exodus, Jinjer, Abbath, Eagles of Death Metal, Jerry Cantrell, Pentagram, The Damned e a SatchVai banda, banda da dupla de guitarristas Steve Vai e Joe Satriani!
O Hellfest se destaca não só pela estrutura IMPECÁVEL no camping, de deslocamento e acesso, organização, opção de alimentação, localização de hidratação e de cuidados com a saúde do público, mas também pela diversidade de estilos dentro do rock e bandas inéditas tocando no festival, saindo daquele clichê dos festivais europeus, de sempre repetirem figurinhas carimbadas!
Claro que não poderiam faltar nomes brasileiros para essa edição histórica! A banda Nervosa, que também fez parte do Warm Up (uma turnê pela França pré Hellfest que já noticiamos aqui) foi um dos destaques; junto aos mineiros do Black Pantera, que também detonaram no palco Hellstage!
Destaque também para os suecos do Refused, que estão se despedindo dos palcos e fizerem show histórico no mainstage para encerrar com chave de ouro sua última participação no festival; o show da nova sensação do hardcore Turnstile deixou quase impossível o acesso ao Warzone e atenção especial também ao show hipnótico do Sunn O))). Impossível não citar os alemães do Electric Callboy, com seu Electronicore levou o Mainstage 2 ao delírio!
Para quem assim como nós gosta de uma boa novidade, a edição desse ano contou com mais de 100 bandas que nunca tinham se apresentado no fest, dentre elas a SoutherRiver Band, Castle Rat, The Warning, Witch Club Satan, The Night Eternal, Poppy, Kittie, Kim Dracula e Burning Witches para citar apenas alguns nomes!
Um alvo de críticas para os organizadores do fest, foi a inclusão do Cypress Hill no line-up, muito dos headbangers mais puristas, em comentários nas redes sociais, consideraram o grupo “pouco rock” para ser uma das atrações principais, porém o grupo provou totalmente o contrário; com um set pesadíssimo, provou que rock vai muito mais além das vertentes tradicionais!!
Como também é tradicional do fest, a parceria com a produtora ARTE Concert transmitiu ao vivo e mantém disponível online alguns dos shows do fest, recomendo fortemente que vejam o show do The Hu, banda da Mongólia que ao meu ver entregou um dos maiores shows do festival, o link para o show da banda é esse aqui Show The Hu ARTE Concert
Caso você não tenha ido ou queira rever alguns dos melhores momentos do festival, a playlist do Hellfest 2025 no canal da ARTE Concert é esse aqui:Play list ARTE Concert
Um dos diferenciais desse ano, foi a inauguração do Hellcity Brew pub e restaurant! Já anunciado e em construção desde a edição passada, a novo restaurante esteirou com opção de menu sofisticado com entrada apenas feita sob reserva e opções de almoço e jantar feito em 3 etapas (entrada, prato principal e sobremesa) pelo valor de 46 euros por pessoa! Uma boa pedida para os metaleiros que também curtem experiências mais sofisticadas!
Uma atração que teve sua estreia no ano passado, mas agora em 2025 foi a La Gardienne des Ténèbres, uma escultura articulada e móvel gigante que antes ficava no interior do festival, foi aos portões principais para recepcionar diariamente o público! Se quer ver ela em movimento, soltando água ou fumaça, o link está aqui 𝗟𝗔 𝗚𝗔𝗥𝗗𝗜𝗘𝗡𝗡𝗘 𝗗𝗘𝗦 𝗧𝗘𝗡𝗘𝗕𝗥𝗘𝗦
E atendendo à pedidos, a produção retornou com a tradicional queima de fogos no último dia!
No ano passado, não houve a queima de fogos que encerra e emociona todos os presentes, gerando muitas reclamações nas redes sociais; como a produção do Hellfest tenta atender ao máximo o desejo do público, a pirotecnia voltou em grande estilo, marcando o encerramento da Out of Bounds!
Como já noticiamos por aqui, os ingressos para a edição de 2026 já tem data para inicio das vendas! No dia 8 de julho, às 8h da manhã aqui no Brasil, será possível garantir – ou tentar – seu ticket para os 4 dias da 19ª edição, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de junho do próximo ano! Como de costume, os ingressos costumam acabar em torno de 30 minutos, então, se essa matéria te animou para o próximo ano, FIQUE LIGADO e garanta o seu passe! As vendas são feitas apenas pelo canal oficial, que é esse aqui 2026 TICKETS
E a pergunta que sempre faço por aqui? E AÍ, ANIMOU?
SEE YOU IN HELL, 2026!
