21 Nov 2018, 1:50 am

CD Review: Expurgo – “Deformed By Law”


Expurgo – Deformed By Law (Black Hole Productions – Nacional) – 2018

por Clovis Roman

Banda na ativa há mais de 15 anos, com mais de uma dezena de splits na discografia, o Expurgo chegou ao apenas segundo álbum completo com Deformed by Law. E aqui mostram uma boa evolução, ao menos na qualidade de gravação, em relação ao debut Burial Ground. O som é a mesma barulheira de sempre, sons curtos e grossos, sem espaço algum para firula.

O disco se inicia em um pandemônio sonoro: “Silence”, caos em forma de acordes e urros, é perturbadora. Lembra algo das coisas agoniantes e arrastadonas que o Napalm Death atual faz com maestria. Pena que há um fadeout no fim, antes de entrar a segunda canção do play, “Victimized”, o que quebra um pouco o clima. Mas isto é algo momentâneo, já que o som em questão é um arrasa quarteirão de primeira qualidade, bastante visceral.

Nem dá para destacar músicas, pois todas são uma massa sonora sólida e seguem as mesmas diretrizes . Mas os vocais menos guturais em “Dead As Fuck” são bem bacanas, assim como o som da caixa que se destaca na introdução de “Xenon Pieces Swallowed”. Aliás, a produção aqui é um caso à parte. Tudo muito bem mixado, timbre de cordas firme, bateria com caixa e pedal marcantes. Os vocais guturais completam o caos sonoro de maneira horripilante.

A ultraveloz “Nasty Gut Feast”, com seus parcos 20 segundos, é fantástica. Os 4 segundos de “Habemus Cannis” também são bem legais.. A épica “Deploring Connections”, com seus longos 2 minutos e 37 segundos, só é assim tão extensa devido a uma introdução com som de filme de terror de quase meio minuto. A introdução reversa de “Obsolescence” também perturba; o som, mais cadenciado inicialmente e que depois descamba para uma “grindêra” de responsa, encerra de maneira soberba o álbum.

O disco tem menos de 38 minutos de duração, e inacreditáveis 27 faixas. Não é raro encontrar faixas com 1 minuto ou menos. Nada anormal dentro do grindcore, estilo que preza pelo barulho e velocidade excessiva. Deformed by Law entrega tudo isto, e este material deve ser ainda mais mortífero ao vivo.

Em meus tempos de juventude pude conferir ao vivo algumas apresentações do Expurgo, e todas foram um verdadeiro massacre sonoro. Se você nunca foi ao shows dos caras, saiba que esta é uma experiência que você tem que contemplar em algum momento de sua vida. Enquanto isso, compre o disco. Não tem erro.

MÚSICAS

01. Silence
02. Victimized
03. Inhale Radiation Fumes
04. Carnivorous Eyes
05. Dead as Fuck
06. Xenon Pieces Swallowed
07. Interlude
08. The Taste Of Human Toxicity
09. Discurso Do Cadafalso
10. Nasty Gut Feast
11. Classic Utopia Of a Junkie Ambience
12. All Substances Are Toxic Under The Right Conditions
13. Habemus Cannis
14. Deviled Mind
15. Morgue Despair
16. Lungs Decay
17. Devil Variation
18. Sadistic Executioner
19. Harmless Scares
20. Agateophobia
21. Atmosphere Of Horror
22. Deploring Connections
23. Global Suppuration
24. Grey Waste III – Malebolge
25. Walk Among The Dead
26. On The Edge
27. Obsolescence

 

News · Reviews

Postado em junho 25th, 2018 @ 09:09 | 312 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»