fbpx
10 Dec 2022, 4:21 am

Mosh Classic: KISS – Creatures Of The night


Por Emerson Mello

Creatures of the Night foi o álbum responsável por torna o Kiss mais conhecido e popular no Brasil. Foi na turnê deste álbum que a banda veio pela primeira vez ao Brasil no ano de 1983, para três shows que passaram Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O marco foi que a banda trouxe toda sua estrutura completa e tocou em estádios lotados (Maracanã, Mineirão e Morumbi) e estes shows realmente foram um divisor de águas para o público de Rock no Brasil, pois muitos estavam descobrindo o estilo naquele momento. Inclusive Andreas Kisser do Sepultura já declarou que o show do Kiss no Morumbi foi importantíssimo pra ele, influenciando muito na decisão de ser um músico de Rock e ter uma banda de sucesso.

Creatures of the Night foi o décimo álbum da banda e teve uma produção bem diferente das produções dos álbuns anteriores, com envolvimento direto de Paul Stanley e Gene Simmons na produção e envolvimento de diversos músicos de apoio na gravação. Inclusive o baterista Eric Carr foi quem gravou o baixo de ‘I Still Love You’. O guitarrista Robben Ford, mais ligado ao Blues e Fusion, também participou fazendo o solo ‘I Still Love You’ e todas as guitarras de ‘Rock’n’Roll Hell’. O falecido baixista do Toto Mike Porcaro também participou do álbum gravando o baixo da música título. Apesar do guitarrista Vinnie Vincent não ter gravado o álbum inteiro, ele estava como membro fixo da banda, mas foi o guitarrista Ace Frehley quem saiu na capa devido a questões contratuais Mesmo com essa diversidade de músicos o álbum soa muito coeso e o resultado final foi muito bom, emplacando diversos clássicos.

O álbum já começa com pé embaixo com a rápida e pesada música título entrando com um riff de bateria de Eric Carr e uma guitarra fazendo uma levada marcada, dando a pulsação da música, mais um refrão forte que fica na cabeça e fazendo todos cantarem junto. Saint and Sinners vem na sequência mantendo o ritmo e a pegada e a terceira Keep Me Comin também não alivia. Rock’n’Roll Hell apesar do peso do riff e do refrão pesado, tem um certo acento pop na estrofe, talvez por influência do cantor Bryan Adams, que aparece como um dos co-autores da música.

Abrindo o ‘lado B’ temos ‘I Love it Loud’ parceira de Gene Simmons com Vinnie Vincent e um dos maiores clássicos da banda. Eric Carr entra com uma bateria fazendo uma levada marcante e pesada que é impossível não balançar a cabeça junto. Soma-se isso a um refrão pegajoso e o jogo está ganho. ‘I Still Love You’ é uma power ballad e uma das melhores músicas que o Kiss já fez, tendo umas das melhores interpretações já feita por Paul Stanley. O lindo solo de guitarra é creditado ao guitarrista Robben Ford. Mais uma participação de Vinnie Vincent na composição, desta vez parceria com Stanley.

Killer traz mais uma parceira de Vinnie Vincent com um riff de guitarra inspirado, os vocais rasgados de Simmons e um ótimo solo de Vincent. Fechando o álbum com chave de ouro temos ‘War Machine’, certamente uma das mais pesadas da banda. O riff de guitarra já entra poderoso e fixa na mente, Eric Carr vem destruindo tudo na bateria e Simmons faz sua melhor interpretação vocal do álbum. Vincent coloca a cereja do bolo com um solo de guitarra inspirado. Assim como em Rock’n’Roll Hell, essa é mais uma das parcerias da trinca Gene Simmons, Bryan Adams e Jim Vallace.

Uma grande sacada do Kiss é a alternância dos vocais entre Paul Stanley e Gene Simmons, e aqui eles escolheram a dedo cada música de acordo com as características vocais de cada um e também a ordem de cada música no disco o que deu ritmo e variação ao álbum. Tudo isso são ingredientes que fizeram Creatures of the Night se tornar um grande clássico e ajudou a consolidar o nome da banda na virada dos anos 80 (década que derrubou muitos medalhões do Rock) e se tornou um dos álbuns mais aclamados da banda. Como ingrediente adicional, Gene Simmons declarou recentemente que será lançada uma versão comemorativa do álbum num box luxuoso com cinco álbuns no total, e com uma canção inédita que ficou de fora do álbum Cruzem os dedos e guardem seus trocados.

Ouça Creatures of the Night em

Músicas:

Lado 1

01 – Creatures of the Night 4:02

02 – Saint and Sinner 4:50

03 – Keep Me Comin’ 3:55

04 – Rock and Roll Hell 4:11

05 – Danger 3:54

Lado 2

06 – I Love It Loud 4:15

07 – I Still Love You 6:06

08 – Killer 3:19

09 – War Machine 4:14

Tempo Total 38:47

Line-up

Paul Stanley – vocais, backing vocais e guitarra

Gene Simmons – vocais, backing vocais e baixo

Eric Carr – backing vocais e bateria

Vinnie Vincent – guitarra

News · Reviews

Postado em outubro 13th, 2022 @ 19:19 | 272 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»