13 Dec 2017, 6:41 pm

Book Review: Dorsal Atlântica – Uma História Em Quadrinhos


Book Review: Dorsal Atlântica – Uma História Em Quadrinhos

por Carlos Costa

De uma maneira bem original, o mestre Carlos Lopes resolveu contar sua história, entrelaçada com a da Dorsal Atlântica em forma de quadrinhos. Nessa resenha feita por Carlos Costa, fizemos um vôo dentro dessa obra e como ela se torna importante dentro da trajetória da banda.

Em 08/12/2015 foi iniciado pelo sistema de crowdfunding através do site CATARSE o projeto de contar a história da Dorsal numa HQ e após a bem-sucedida campanha do CD 2012

e do DVD GUERRILHA, a briga agora seria em outra esfera e num campo que para muitos serve como uma celebração do artista com seu fã…O caminho trilhado não foi fácil, mas 06/02/2016 o objetivo se concretizou e só faltava a produção da mesma… Como nada na história da Dorsal foi fácil, a HQ não seria diferente… prazos e mais prazos se espaçando ao mesmo tempo que várias coisas no nosso cotidiano (e não, não vou entrar no mérito da política) tudo como dizia a música serviu de lição para aprimorar mais ainda as ideias…

Enfim ela chegou depois de tanto tempo de espera a tão aguardada HQ da dorsal saiu… pois bem a leitura é algo que deve ser bem ressaltada à primeira vista. Tanto para o leitor que acompanha a banda desde dos primórdios quanto aquele que conhece agora ou há pouco tempo a grande verdade ou talvez a única verdade ela tem um quê de biografia pois ela não aborda somente a história da banda, mas uma visão universal na mente de seu criador Carlos Lopes. Ora critico, ora assumindo uma mea culpa por vários fatores ao longos dos anos e este por sua vez não economiza referências nessa jornada citando tudo e todos de uma forma bem singela e muito agradável de acompanhar … Lemmy, Dilma, MPB, Jesus negão, Venom, calotes, santos, pecadores, calcinha e tantas outras referências nessa história que a graça é o leitor ir descobrindo a cada página mas uma coisa fica ressaltada na HQ, pois tudo foi feito em relação a banda porque existia um amor incondicional de seus fãs e vice-versa. A narrativa aqui apresentada não nada tem a ver com ego ou outras coisas, como toda HQ ela tem a função de entreter e informar e é bem bacana ver a evolução dos envolvidos na história e a sensação de roleta russa nela é algo de ver que nem todos os pactos são para sempre….hahahaha Carlos Lopes evoluiu muito nos desenhos e traz uma sincronia com um texto que não fica atrás… Poderia citar uma grande influência dele como Moebius e como o mesmo disse Prestar homenagem a quadrinistas brasileiros do século XX como Jayme Cortez, Inácio Justo, Nico Rosso, E.T. Coelho, Flávio Colin, Júlio Shimamoto, Ivan Rodrigues entre outros tantos. Mas o ritmo de HQ aliado a referências me remeteu a Alex Ross quem não conhece procure MARVELS ou Reino do amanhã que verás semelhança… Ele durante a campanha prometeu e cumpriu: Nem os livros e muito menos o DVD de guerrilha retrataram o que a Dorsal representa na visão de seu criador. Isso é algo que além disso que veio até aqui então. O metal carioca, nacional e até mundial está bem representado nessa HQ e se você viveu essa época vai se divertir como eu me diverti e se não viveu, uma ótima pedida para descobrir esse universo. Corram para adquirir porque depois dessa possível segunda prensagem não terá outra chance.

 

News · Reviews

Postado em novembro 26th, 2017 @ 22:12 | 255 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»