25 Oct 2020, 2:47 am

Por Que O Vinil É O Formato Preferido Para Muitos?


Não há nada como a sensação de segurar um disco de vinil novo em suas mãos depois de ir a uma loja e escolhê-lo entre muitos com um toque de seu dedo. Alguns podem chamar isso de obsessão material, ou até fetichismo, mas uma coisa é verdadeira: comprar música em vinil nunca vai morrer, e neste artigo temos algumas ideias do por que isso…

Um meio tátil na era digital

Os formatos físicos são um luxo hoje em dia, então, para aqueles que podem pagar, é um prazer em nossas vidas dominadas pelo digital. As ranhuras táteis em um disco de vinil, o olhar (e cheiro) do encarte do álbum de papel e a mecânica do toca discos que o toca pode fascinar muitos indivíduos, especialmente aqueles com uma propensão para a engenharia ou atividades hands-on. Afinal, é importante fazer pausas nos pixels e no WIFI, certo?

Investimento de colecionador

Muitos colecionadores de vinil nem mesmo abrem a embalagem plástica de seus discos de vinil. Você pode se perguntar o por que e dizer que é um desperdício de registro. Muito justo, mas alguns colecionadores mantêm uma coleção para vendê-la depois, em perfeitas condições, a um preço exagerado. Nesse ínterim, eles podem pelo menos aproveitar a arte da capa do álbum e até mesmo usar sua coleção para decorar suas casas.

Arte do álbum em grande formato

Continuando do ponto anterior, a arte do álbum é frequentemente muito valorizada por seu significado ou mérito artístico. Fazê-lo caber em um quadrado de 12 x 12 cm, as dimensões da maioria das capas de CD, é considerada uma vergonha para algumas pessoas preocupadas com a arte. Vê-lo em toda a sua glória é o que o artista visual pretendia e ficar imerso em uma obra de arte visual pode muitas vezes tornar a experiência de ouvir ainda mais mágica.

Alta fidelidade não comprimida (com imperfeições)

Claro que precisamos mencionar o som da música no vinil. Se masterizado corretamente para vinil, um disco pode soar fantástico em comparação com qualquer formato digital. Ainda mais por causa de seu caráter caloroso e o chiado quase inaudível que caracteriza os formatos analógicos. Você não obterá um som cristalino como faria com um CD em um sistema estéreo de alta fidelidade, embora possa chegar perto. Na verdade, as imperfeições (estalos e assobios de arranhões e poeira) são desejáveis por muitos. Muitos produtores tentam imitar essas imperfeições hoje em dia, digitalmente, na pós-produção. Isso só mostra que a imperfeição é perfeita!

O retorno do vinil

O retorno do vinil é real, mais pessoas estão tentando escapar da rotina digitalizada consumindo música em formatos analógicos. As vendas de vinil não podem competir com as vendas digitais e compras de assinaturas de serviços de streaming, mas, também não estão diminuindo. Pelo contrário, desde 2006 as vendas globais de vinil aumentaram significativamente, de $36 milhões de dólares para mais de $700 milhões em 2019. Isso mostra que realmente há algo mágico nesse formato análogo histórico!

Fonte:www.thomann.de

News · Reviews

Postado em outubro 8th, 2020 @ 10:10 | 86 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»