26 Sep 2017, 4:08 pm

CD Review: U.D.O. – Decadent


U.D.O. – Decadent ( AFM Records – Importado) – Nota: 8,5

U.D.O.edited by_Andre.Smirnoff@hotmail.co.uk_002Por Bruno Buys

“Decadent”, lançado em 23 de janeiro deste ano é o mais recente trabalho do U.D.O., a banda que (quase) leva o nome do seu inconfundível vocal e frontman Udo Dirkschneider.
Decadent é um disco de metal clássico, sóbrio, direto e sem frescuras. Em 12 composições, a banda abre fogo contra os ouvidos metálicos, equilibrando peso, agressividade e melodia. Udo está em grande forma e solta seu vozeiraço característico, interpretando com intensidade as letras, que abordam temas sociais e atuais, com poucas ou quase nenhuma menção a temas metafísicos ou fantasiosos – tão característicos do Heavy Metal – como monstros e demônios.

Eu não sei de vocês, mas para mim um disco tem que ter canções e melodias marcantes para sobreviver ao teste do tempo (“bem gravado”, ou “bons músicos” pode ser um bom começo, mas não é suficiente). Em “Decadent”, o U.D.O. esbanja boas canções e melodias. É um disco relevante, que com certeza que vai cravar algumas boas canções e melodias no coração da nação headbanger.

“Decadent” abre com “Speeder”, rápida e cheia de bons riffs. Repare a levada criativa da bateria durante os solos, sem exageros de bumbos duplos. Segue a faixa título “Decadent”. Segundo Udo, a faixa foi inspirada em um programa de TV que mostrava o drama de crianças carentes e a fome mundial. Na letra se evidencia uma crítica a uma sociedade decadente e insensível, embora a menção mais explícita sobre a arte da capa do disco e a ideia central venha somente no fim da letra, na última estrofe, que é mais declamada do que cantada. A porrada segue com “House of Fake”, pesadíssima e criativa. Me agrada a maneira como a dupla de guitarristas consegue florear as bases e riffs sem fugir muito do assunto. Adicionam quebradas de clima na medida certa.

“Mystery” quebra o ritmo da porradaria. É mais cadenciada, aposta na atmosfera, de… mistério. O vocal em falsete não funcionou muito para mim. Ainda assim a música se sustenta. “Pain” é outro ponto alto do disco, melodia principal muito marcante, belas guitarras, solos em dupla.

Na balada “Secrets in Paradise” a banda contrasta um ritmo lento, cordas dedilhadas com o refrão pesado e a voz gritada de Udo. É monumental. A porrada retorna aos ouvidos com o petardo “Meaning of Life”. Aí sim, bumbos duplos, riffs rasgados e Udo gritando, saem faíscas dessa música. No auge do refrão a banda faz um backing jogando contra a voz de Udo em primeiro plano, as guitarras voando, coisa linda.

“Breathless” tem bom refrão, e bons solos. Mas as quebras de clima não me convenceram muito. “Under your skin” é a mais rápida e gritada. Cheia de climas e bases diferentes, desfila a qualidade técnica das guitarras e da banda toda, para terminar de uma vez só, grande Udo e U.D.O.!

“Untouchable” tem levada lenta e clima sombrio, com um pouco da voz natural do Udo. Destaque para os backings da banda e para o refrão. “Rebels of the Night”, inspirada na situação recente na Ucrânia, é rápida e pesada, com excelente melodias, principalmente no refrão grudento. Outro bólido sem concessões. “Words in flame”, abre com introdução dedilhada para uma transição abrupta para o peso. Sintetizadores. Para que os sintetizadores? O disco funcionou tão bem até aqui… Outra transição abrupta para uma parte lenta com a voz natural de Udo. Ainda assim, “Words in flames” tem belo solo e clima musical denso, para abrigar a letra crítica à falsidade e hipocrisia.

Segundo o site oficial, há três faixas bonus: “Let me out” e “Shadow eyes”, na versão japonesa, e “Fallen Angels” no digipak ou vinil.

Soube agora a pouco que o U.D.O. confirmou quatro datas no Brasil em novembro de 2015: 13, 14, 15 (SP) e 19 (PA). Estou ansioso para ouvir como “Decadent” se sai ao vivo!

“Decadent” track listing:

01. Speeder
02. Decadent
03. House Of Fake
04. Mystery
05. Pain
06. Secrets In Paradise
07. Meaning Of Life
08. Breathless
09. Let Me Out *
10. Under Your Skin
11. Untouchable
12. Shadow Eyes *
13. Rebels Of The Night
14. Words In Flame
15. Fallen Angels **

 

Reviews

Postado em outubro 19th, 2015 @ 22:24 | 789 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»