Whipstriker – Only Filth Will Prevail (PRC – Nacional) – Nota 9,5
por João Calixto
Às vésperas de seguir para mais uma turnê européia, juntamente com seus conterrâneos do Apokalyptic Raids, a máquina sonora denominada Whipstriker lança seu mais novo trabalho – “Only Filth Will Prevail” nos faz prever que a banda segue com sangue nos olhos para terras estrangeiras.
Todo aquele punch característico da banda está representado em todas as nove composições que integram o álbum. Victor [o mentor da banda] não deixou nada a desejar, a começar pela excelente capa, uma ilustração do artista Mark Riddick, que diga-se de passagem, é uma obra prima em matéria de capas de play!! Vamos ao disco, que começa com o tapa na orelha “Waiting for the Doomsday”, excelente começo, e percebemos que os elementos principais que fazem do Whipstriker a potência nacional que é, estão lá. Os riffs, as bases insanas e a marcação incansável de bateria fazem dessa música o início ideal para os trabalhos. Seguimos com “Satan´s Slave” e “Nuclear Metal Blood”, que não dão descanso ao pescoço, ótima sequência.”Electric Bloodbath” mostra que as principais influências da banda estão mais latentes que nunca! Vemos muito de Bathory e Venom nessas novas composições e levem isso como um elogio, porque não se percebe em momento algum a ideia de uma simples cópia ou qualquer comparação ofensiva, pois o talento de todos da banda transforma as músicas em verdadeiros hinos!!!
A próxima é “Flames of Hate” e sua letra apocalíptica, que mostra a banda bem fiel aos seus primórdios em relação as suas letras. “Flag of Cruelty” é a próxima e a cozinha é o grande destaque, com o excelente trabalho de Hugo na bateria e as bases de baixo feitas por Victor. A grata surpresa do álbum vem em “Armeless Dance”, que é para mim o grande destaque do play. Excelente música, com um riff matador e base destruidora. O trabalho de Leo e Victor nas guitarras deu o tom em todas as músicas. Fechando o play, temos “Death Vigilance” e “Armageddon Delight”, encerrando com chave de ouro esse magnífico álbum.
Não que seja uma crítica, porque todos os trabalhos anteriores do Whipstriker seguem o mesmo ritual, mas o álbum só peca por ser curto demais. Mas aquela impressão de que já acabou deixa o desejo de que poderia ter mais! No mais, desejamos que a turnê seja um grande sucesso e aguardamos seu breve retorno, para que possam nos mostrar ao vivo essas novas composições e façam a alegria de todos nós, seus fiéis seguidores.
MÚSICAS
Waiting for the Doomsday
Satan’ Slave
Nuclear Metal Blood
Eletric Bloodbath
Flames of Hate
Flag of Cruelty
Armless Dance
Death Vigilance (Warfare cover)
Armageddon Delight