fbpx
25 May 2024, 6:35 am

Mosh Classic: Extravaganza – O Prazer é Seu (30 Anos)


Por Emerson Mello

Fazer Hard Rock no Brasil nunca foi tarefa das mais fáceis, ainda mais em 1993, quando o mercado musical do Rock estava voltando para outras vertentes, mas isto não impediu China Lee (ex-Salário Mínimo) e Micka Michaelis (ex-Santuário) de se unirem e colocar o projeto Extravaganza pra frente. Com a experiência de suas bandas anteriores na bagagem, mais a amizade e admiração mútua tornaram este projeto possível, assim como o lançamento do álbum.

Micka Michaelis & China Lee: a força motriz do Extravaganza

Micka estava com um projeto chamado Naja, que era baseado na cidade de Santos, e convidou China pra conhecer, ao passo que China gostou muito do projeto e após alguns shows pelo litoral propôs que a banda se mudasse para a capital, atrás de melhores oportunidades. Assim fizeram e também resolveram mudar o nome da banda, então o Naja passou a se chamar Extravaganza. Através do contato de um empresário já conhecido de China conseguiram um excelente contrato de gravação com distribuição pela Continental, diversas participações em programas de TV e claro um vídeo clipe, que foi da música ‘Sexo e Extravagâncias’, que na época foi censurado na MTV, o que despertou mais curiosidade em relação à banda. A turnê rendeu alguns shows memoráveis como o show de lançamento no Hard Rock Café em São Paulo e em Santos na Praia do Gonzaga, onde tocaram pra aproximadamente 7 mil pessoas.

Falando do disco em si é um Hard com bastante influência de Van Halen e Whitesnake e do Hard californiano principalmente nas letras falam de sexo, festas mas também tem espaço pra letras mais contestadoras. Na música de abertura ‘Anjo Vermelho’ Micka Michaelis já mostra seu talento no riff e bases, explorando muito bem a alavanca e os harmônicos e no excelente solo. China Lee explora bem o drive, estando com a voz em excelente forma e uma letra forte.  ‘História de Quem Perdeu a História’ na sequência a banda explora mais o arranjo de metais com o tecladista mais à frente. No refrão o recado não tem meias palavras: “Ficou pra trás/perdeu o fio da história/ Ficou pra trás /vazio na memória”.

Com a marcação do bumbo e uma levada de violão ‘Selva Sem Leão’ começa mais cadenciada, melodia cativante e um coro forte que fica na mente. Uma excelente opção pra rolar nas rádios. Micka deixa seu toque novamente em outro excelente solo. Em ‘Gás do 15’ a guitarra toma a frente novamente conduzindo o riff, a letra despojada fala de aproveitar a vida com China explorando mais as notas altas.

Num álbum de Hard não poderia faltar a balada e ela vem em ‘Um Corpo Só’ com um belo arranjo de pianos e cordas, com Micka fazendo uma ‘cama’ de guitarras o que deu um toque a mais no arranjo e caprichou no solo, talvez o mais bonito do álbum. China fez uma bela interpretação e dobrou os vocais o que encorpou ainda mais os vocais. Sem dúvidas um grande momento do disco.

Sexo e Extravagâncias volta a esquentar o clima com interessante trabalho do tecladista Toni Lapettina e Micka mais uma vez detona no solo. Música título talvez a mais pesada do álbum, vem num clima bem Whitesnake, tanto no som quanto na letra, bem sacana traduzida muito bem pela capa. Mais Um encerra o álbum num clima de crítica social, num instrumental mais denso e com um refrão bem direto “Mais um/só pra sofrer aqui/mais um/pra padecer aqui”, provando que a banda pode ir de temas mais despojados aos mais contestadores sem dificuldades.

Extravaganza marcou época com este disco, está de volta em suas atividades e agora ganhou um relançamento comemorando os 30 anos em uma edição bem caprichada lançada pela Classic Metal Records e remasterizada por Fábio Golfetti (Violeta de Outono), sendo a primeira vez lançada em cd já que a primeira edição é somente em vinil. Com certeza um presente aos fãs e vale muito a pena conferir.

Banda – Extravaganza

Álbum – O Prazer é Seu

Lançamento – 1993

*Músicas:

01. “Anjo Vermelho” – 4:40

02. “História de Quem Perdeu a História” – 3:52

03. “Selva Sem Leão” – 3:28

04. “O Gás dos 15” – 3:43

05. “Um Corpo Só” – 4:03

06. “Sexo e Extravagâncias” – 3:28

07. “Você Não Vai a Festa? – 4:10

08. “O Prazer é Seu” – 3:28

09. “Amoral” – 3:40

10. “Mais Um” – 5:15

*Line up:

China Lee – vocais

Micka Michaelis – guitarras

Thiago Chasseraux – baixo

Toni Lapettina – teclado

Danilo Namorato – bateria

News · Reviews

Postado em março 24th, 2023 @ 18:15 | 1.618 views
–> –>


Notícias mais lidas
«
»